Umas das perguntas que mais escuto em minhas palestras se refere a utilização das ferramentas da internet para a captação e retenção de clientes. É importante lembrar que a internet é mais uma mídia, um canal de comunicação entre você e o cliente. A diferença é que ela é interativa. Nas outras, a informação vai do transmissor para o receptor passivo. A internet é uma mídia de mão dupla, permitindo o diálogo entre o profissional e o seu cliente.

Embora seja uma ferramenta poderosa, que permite contato praticamente instantâneo entre as partes, a internet não substitui a comunicação pessoal e direta entre o profissional do mercado veterinário e o cliente. Por meio dela que se estabelece a relação de respeito e confiança. Um profissional do mercado veterinário depende de credibilidade e isso não é possível obter online. O site, o e-mail e outras interfaces das mídias sociais servem para complementar e facilitar a comunicação com o seu cliente, mas não servem para iniciar novos relacionamentos. Se eu não conheço você e te envio um e-mail, a mensagem tem pouca força. Por outro lado, se nós nos conhecemos previamente, quando você recebe o meu e-mail, a comunicação tem mais poder e realmente acontece.

Existem poucas especialidades onde um site pode ser um bom ponto de partida para se conquistar novos clientes. São aquelas que geram constrangimento social, tais como sintomas e tratamento da leishmaniose. Ninguém se sente a vontade em admitir que seu animal está com leishmaniose. Um canal que possibilite ao cliente o contato online com o profissional especializado em  Leishmaniose pode iniciar relacionamentos promissores. A distância do e-mail é um importante aliado do cliente para expressar as suas dúvidas e aliviar as angústias nesses tipo de consulta.

Depois do contato inicial, o profissional poderia convidar o cliente potencial para trazer o seu animal e fazer uma visita ao seu consultório com agendamento prévio. Nesse caso, a consulta deve ser cobrada para afastar curiosos e para aumentar a sua segurança. Clientes captados pela internet não são referenciados e isso deve ser levado em conta.

É importante ressaltar que um site deve abordar aspectos psíquicos e sociais e não aspectos técnicos-clínicos da especialidade. Muitas vezes o profissional do mercado veterinário desenvolve a comunicação voltada para outros profissionais e não para clientes. Comunicação técnica, como imagens que nada dizem para os clientes, não faz sentido. Seu site deve ter conteúdo e ser extremamente atraente. Um site deve oferecer aos clientes potenciais informações de cunho educativo sem ser monótono e chato. A melhor propaganda é aquela que não se parece com propaganda.

É aconselhável que você valorize o seu currículo, inserindo a sua foto (tirada por um bom profissional) e todos os seus títulos relevantes. Isso dá segurança ao cliente, que vai perceber que você tem conhecimentos profundos na sua especialidade. Tenha o telefone e o endereço da clínica bem visível e um e-mail de fácil acesso. Verifique sua caixa postal diariamente e responda aos contatos recebidos de forma atenciosa, elegante, profissional e rápida. Internet pressupõe rapidez na resposta, nunca demore mais de 24 horas para responder a um e-mail. Tenha um cuidado especial com o português, erros de gramática e de concordância podem contar pontos contra você.

Estar online é melhor do que não estar. No entanto, a internet não substitui a mais poderosa de todas as bandas: o olho no olho. De um lado você, do outro lado o cliente. Na comunicação entre dois seres humanos nada é mais poderoso do que o contato direto. Essa é a maior de todas as conexões e nenhuma tecnologia jamais substituirá.

Quer saber como se Destacar no mercado Veterinário e Conquistar a Sua Liberdade de Tempo e Financeira? Clique aqui!


Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Autor do livro: VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário - Idealizador do Curso: Os Segredos do Sucesso Veterinário - Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos - Aumentou o faturamento do Hospital Veterinário Cambuá em 40 vezes - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013 - Hoje atua como fundador do Sucesso Veterinário que está ajudando milhares de empreendedores no mercado veterinário a terem muito sucesso e ao mesmo tempo equilíbrio em suas vidas profissional e pessoal. - Minha missão de vida é: Fazer com que as Pessoas Vivam Livres e Nunca Deixem de Sonhar!

Comentários

Deixe um Comentário

Seu E-mail não irá ser publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.