Chegou a hora de reformar sua clínica, de realizar o sonho de ter uma clínica maior, mais organizada e bonita. O que considerar?
Normalmente o profissional do mercado veterinário imagina a clínica que deseja e contrata um arquiteto. Na inauguração todos elogiam o bom gosto do lugar e assim caminhamos para um final feliz. Mas, a realidade prova que não.
Muitos profissionais do mercado veterinário relatam que, depois de reformar a clínica, os clientes mudaram de comportamento. Alguns passaram a reclamar do preço e outros simplesmente não voltaram mais. As clínicas eram muito bonitas, mas por algum motivo perderam a identidade com o público-alvo. Uma identidade construída ao longo de vários anos de relacionamento.
Qual seria a melhor maneira de se fazer uma reforma ou de se mudar para uma clínica inteiramente nova? Primeiro devemos definir se desejamos manter os clientes ou mudar o público-alvo. A partir daí todo o processo de projeto será traçado em função do público escolhido. O grande erro é reformar ou construir uma clínica para realizar o sonho do dono, em vez de criá-la para ser também o sonho do cliente. Pode até parecer injusto, afinal a clínica é sua e o custo da reforma também. Mas se você criar um ambiente direcionado para que o seu cliente se sinta especial, terá um retorno muito interessante. O cliente satisfeito é menos sensível aos preços, indica outros clientes e volta sempre. Uma reforma bem feita e direcionada significa lucro!
Precisamos conhecer o perfil do cliente e projetar os mínimos detalhes de acordo com isso. Não se deixe levar apenas pelo seu gosto pessoal ou pelo estilo do arquiteto. Seu sucesso profissional depende da satisfação de seu cliente – é ele quem paga a conta e quem indica novos clientes.