Você tem ideia de como a gestão de clima organizacional é fundamental para o funcionamento de uma empresa? Atualmente, com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido e disputado por profissionais qualificados, a pressão sobre os funcionários é enorme e a margem de erro muito pequena.

Some-se isso ao fato de que a rotina atual obriga as pessoas a passarem mais tempo em seus ambientes de trabalho do que com a família. O resultado é que o clima organizacional afeta diretamente a produtividade dos colaboradores. E se você não adotar estratégias para manter este clima em alto nível, muito provavelmente você terá problemas para atingir os seus resultados.

Em um hospital veterinário, esse fator pode ser ainda mais complexo, já que trata-se de um ambiente em que a pressão é quase uma rotina. Cuidar da saúde dos animais exige enorme cuidado e responsabilidade e qualquer erro pode ser fatal.

Mas como gerir o clima de uma forma eficiente? É disso que vamos tratar neste post trazendo, inclusive, algumas dicas para que você não deixe a produtividade dos colaboradores ser afetada por problemas organizacionais.

O QUE É O CLIMA ORGANIZACIONAL?

Antes de falarmos sobre a gestão, é importante entendermos o que é o clima organizacional. E, principalmente, diferenciá-lo da cultura da empresa, que é um conceito que costuma confundir alguns gestores.

A cultura organizacional é formada pelos valores que orientam a atuação da empresa no mercado. Esses valores estão ligados à origem dos fundadores e à forma como eles enxergam a sua contribuição para a sociedade. No caso de um hospital veterinário, a cultura organizacional está ligada à sua atuação junto aos pacientes, proprietários e marca, com muita força, a maneira como estes percebem os serviços e o atendimento prestados pela instituição.

Já o clima é representado pelo momento dos colaboradores. Uma equipe motivada e bem disposta produz um ambiente de trabalho positivo, voltado para os resultados e aderente aos valores inerentes à cultura.

Para que você possa enxergar por meio de um exemplo, imagine que a cultura seja o filme que representa a organização. O clima, por sua vez, é representado por uma fotografia estática de um momento específico.

DE QUE FORMA O CLIMA PODE AFETAR O DIA A DIA DO HOSPITAL VETERINÁRIO?

O principal componente afetado pelo clima de trabalho, tanto positiva quanto negativamente, é a motivação da equipe. Este fator é tão importante que, atualmente, ter um time motivado pode ser decisivo para que você atinja, ou não, os objetivos estratégicos traçados para a organização.

A motivação é sensibilizada por fatores internos (intrínsecos) ou externos (extrínsecos).

MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA

Está ligada à vida pessoal de cada colaborador. É a motivação que vem de dentro, que move o funcionário a perseguir objetivos e conseguir vitórias na vida pessoal e profissional. Questões financeiras ou ligadas à vida conjugal ou familiar podem contribuir positiva ou negativamente para que o colaborador se motive.

MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA

Neste caso, a atuação do gestor é fundamental, por meio da oferta de oportunidades que sejam interessantes para a carreira do colaborador. Neste sentido, empresas com bons planos de carreira, pouco espaço para fofocas de corredor e compostas por líderes carismáticos e inspiradores ajudam a manter a motivação em alta.

Vale ressaltar que a motivação não está ligada somente ao dinheiro, como muitas pessoas pensam. Existem profissionais que ganham muito bem e, nem por isso, sentem-se desafiados a conseguirem resultados expressivos.

Também é importante deixar claro que, neste momento de crise, muitos gestores acreditam que o simples fato de ter um emprego já é capaz de motivar um colaborador. Mas isso não é verdade. Há uma diferença entre cumprir funções e trabalhar com motivação. Quem não está satisfeito com o emprego, mesmo sendo melhor do que não fazer nada, dificilmente tem energia para superar metas e desafios, que fazem com que o hospital veterinário cresça e se destaque.

QUAIS AS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA A GESTÃO DO CLIMA?

Chegou, então, a hora de falarmos mais especificamente sobre as estratégias para se manter um bom clima organizacional. Ao contrário do que possa parecer, a gestão do clima não está ligada, necessariamente, a grandes investimentos. Com ações simples e soluções internas é possível colaborar com a motivação do time a alcançar resultados expressivos.

PESQUISA DE CLIMA

Antes de começar a traçar um plano para gerir, é preciso saber da situação do clima organizacional. Para isso, a melhor opção é contratar uma pesquisa especializada.

O estudo traça um retrato do atual clima organizacional e ajuda os gestores a identificarem quais são os aspectos que precisam ser melhores trabalhados para que a produtividade siga em alta.

O ideal é que a pesquisa de clima seja realizada a cada dois anos, e seja acompanhada de um plano de ação efetivo para solucionar as questões apresentadas no resultado.

COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA E TRANSPARENTE

Uma comunicação interna transparente e que seja capaz de antecipar as notícias para os colaboradores é fundamental para o clima organizacional

Quando a comunicação é eficaz, a famosa “rádio peão”, formada pelas fofocas de corredor, diminui bastante. Com isso, você mantém um ambiente de trabalho saudável, com colaboradores motivados e bem informados.

TREINAMENTOS E AÇÕES MOTIVACIONAIS

Mantenha sempre a sua equipe atualizada com as principais tendências de mercado. Isso ajuda o colaborador a se sentir valorizado e preparado para encarar os principais desafios da profissão.

Seu programa de treinamentos deve incluir, em momentos estratégicos, alguns cursos de cunho motivacional, que proporcionam uma saudável pausa nos procedimentos para instigar reflexões relevantes.

PLANO DE CARREIRA

Como já dissemos, o dinheiro não é o principal fator motivacional, embora tenha a sua importância. O que o colaborador precisa para se motivar é de perspectivas. Saber se terá oportunidades de crescimento e o que ele precisa fazer para conseguir as promoções desejadas.

Para isso, é preciso um plano de carreira bem fundamentado e estruturado.

RECONHECIMENTO E FEEDBACK

Reconhecer bons trabalhos e oferecer feedbacks constantes a respeito da atuação de cada colaborador deve estar na rotina da sua gestão. É dessa forma que a equipe pode aprimorar sua atuação, sabendo quais são os pontos a melhorar.

E o reconhecimento gera motivação para que o time esteja sempre no caminho dos bons resultados.

Não deixe que a gestão de clima organizacional seja um desafio intransponível para você. Encomende uma pesquisa e comece a trabalhar essa questão o mais rápido possível! Se quiser saber mais sobre este e outros temas relacionados, não deixe de seguir nosso perfil nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Youtube e no Instagram.

Saiba como montar ou aumentar o faturamento do seu pet shop, clínica e hospital veterinário aqui!


Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Autor do livro: VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário - Idealizador do Curso: Os Segredos do Sucesso Veterinário - Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos - Aumentou o faturamento do Hospital Veterinário Cambuá em 40 vezes - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013 - Hoje atua como fundador do Sucesso Veterinário que está ajudando milhares de empreendedores no mercado veterinário a terem muito sucesso e ao mesmo tempo equilíbrio em suas vidas profissional e pessoal. - Minha missão de vida é: Fazer com que as Pessoas Vivam Livres e Nunca Deixem de Sonhar!

Comentários

Deixe um Comentário

Seu E-mail não irá ser publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.