Para melhorar o seu resultado financeiro, a sua qualidade de vida e o seu prestígio social você tem que saber trabalhar em equipe.

Com a competitividade dos mercados atuais, não tem como você fazer tudo sozinho e ser bem sucedido. As previsões é de que faltarão profissionais do mercado veterinário qualificados em nosso país. Isso aumenta a rotatividade da sua equipe, gerando um verdadeiro leilão de salários no mercado.

Essa é a nova realidade que assombra os pet shops, clínicas e hospitais veterinários. Tratamos aqui da crise da oferta de funcionários qualificados. Um fator complicador é que a mão de obra disponível faz parte da Geração X e da Geração Y. A geração X é formada por profissionais nascidos entre 1965 e 1977 e a geração Y por profissionais nascidos de 1977 a 2000. São pessoas de cultura extremamente informal, que buscam com avidez o equilíbrio entre vida profissional pessoal, priorizando interesses pessoais devido ao perfil ansioso e veloz da informação na internet. Esses profissionais têm necessidade de estarem conectados em tempo real, usando todos os recursos disponíveis de celular. Eles se inspiram e se motivam na competência profissional e não na hierarquia imposta. Essas duas gerações não se preocupam com o tempo de empresa no currículo, ou seja, é uma fatia do mercado de profissionais que vê a mudança rápida de emprego como sinal de crescimento profissional e vivência em diversos mercados.

Brasil: entre a produtividade e a inflação

Ao mesmo tempo, vivemos um momento particular na economia brasileira: produtividade x inflação, dois caminhos que apontam o crescimento econômico do país ou a frenagem da economia diretamente relacionados à falta de profissionais qualificados, educados e preparados no país. Esse cenário torna ainda mais difícil a tarefa do profissional do mercado veterinário de liderar, inspirar e motivar uma equipe, buscando produtividade e excelência no atendimento. Nunca foi tão importante e essencial consultórios e clínicas terem um programa de motivação e crescimento dos seus clientes internos.

Como sabemos, o salário não é fator de motivação dos funcionários. A motivação depende dos benefícios indiretos que agregam valor ao salário, tais como facilidades de realização do trabalho, o orgulho de trabalhar no pet shop, clínica ou hospital veterinário e o clima organizacional agradável. Esses são valores determinantes na hora de decidir trocar de emprego. Se você não se preparar para gerar valor para os seus funcionários correrá o sério risco de perder a sua equipe para o mercado emergente das grandes corporações de varejo, construção civil, telesserviços, petróleo, têxtil e tecnologia da informação. Nesse momento, mais do que nunca, você precisa ganhar o coração da sua equipe e liderar pelo exemplo.

Está de fato declarada a caça aos funcionários bem preparados e treinados do mercado de serviços. Um verdadeiro leilão de salários e benefícios se inicia. É urgente a necessidade de cuidar da sua equipe como você cuida do seu melhor cliente. Encante, inspire, motive, faça sonhar e transforme seu pet shop, clínica e hospital veterinário numa ponte segura para realização dos sonhos de sua equipe.

Quer Saber como Contratar Grandes Parceiros sem Prejudicar a sua Empresa? Clique aqui!


Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Veterinário e Empresário do Hospital Veterinário Cambuá Mais de 10 milhões investidos no mercado pet. Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos, aumentou em mais de 40 vezes o seu faturamento Escreveu o livro VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário! Apaixonado em ajudar as pessoas sem coaching e enrolação Fazer as pessoas criarem a base financeira do seu negócio na área pet e fazer que sua clínica e pet shop dependa cada vez menos da sua presença física. Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013