Para melhorar o seu resultado financeiro, a sua qualidade de vida e o seu prestígio social você tem que saber trabalhar em equipe.
Com a competitividade dos mercados atuais, não tem como você fazer tudo sozinho e ser bem sucedido. As previsões é de que faltarão profissionais do mercado veterinário qualificados em nosso país. Isso aumenta a rotatividade da sua equipe, gerando um verdadeiro leilão de salários no mercado.
Essa é a nova realidade que assombra os pet shops, clínicas e hospitais veterinários. Tratamos aqui da crise da oferta de funcionários qualificados. Um fator complicador é que a mão de obra disponível faz parte da Geração X e da Geração Y. A geração X é formada por profissionais nascidos entre 1965 e 1977 e a geração Y por profissionais nascidos de 1977 a 2000. São pessoas de cultura extremamente informal, que buscam com avidez o equilíbrio entre vida profissional pessoal, priorizando interesses pessoais devido ao perfil ansioso e veloz da informação na internet. Esses profissionais têm necessidade de estarem conectados em tempo real, usando todos os recursos disponíveis de celular. Eles se inspiram e se motivam na competência profissional e não na hierarquia imposta. Essas duas gerações não se preocupam com o tempo de empresa no currículo, ou seja, é uma fatia do mercado de profissionais que vê a mudança rápida de emprego como sinal de crescimento profissional e vivência em diversos mercados.
Brasil: entre a produtividade e a inflação
Ao mesmo tempo, vivemos um momento particular na economia brasileira: produtividade x inflação, dois caminhos que apontam o crescimento econômico do país ou a frenagem da economia diretamente relacionados à falta de profissionais qualificados, educados e preparados no país. Esse cenário torna ainda mais difícil a tarefa do profissional do mercado veterinário de liderar, inspirar e motivar uma equipe, buscando produtividade e excelência no atendimento. Nunca foi tão importante e essencial consultórios e clínicas terem um programa de motivação e crescimento dos seus clientes internos.
Como sabemos, o salário não é fator de motivação dos funcionários. A motivação depende dos benefícios indiretos que agregam valor ao salário, tais como facilidades de realização do trabalho, o orgulho de trabalhar no pet shop, clínica ou hospital veterinário e o clima organizacional agradável. Esses são valores determinantes na hora de decidir trocar de emprego. Se você não se preparar para gerar valor para os seus funcionários correrá o sério risco de perder a sua equipe para o mercado emergente das grandes corporações de varejo, construção civil, telesserviços, petróleo, têxtil e tecnologia da informação. Nesse momento, mais do que nunca, você precisa ganhar o coração da sua equipe e liderar pelo exemplo.
Está de fato declarada a caça aos funcionários bem preparados e treinados do mercado de serviços. Um verdadeiro leilão de salários e benefícios se inicia. É urgente a necessidade de cuidar da sua equipe como você cuida do seu melhor cliente. Encante, inspire, motive, faça sonhar e transforme seu pet shop, clínica e hospital veterinário numa ponte segura para realização dos sonhos de sua equipe.
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