Saber em qual segmento de mercado está o seu negócio exige um conhecimento profundo do seu público-alvo.

Entender necessidades, preferências e características dele vai te ajudar a segmentar em seu hospital veterinário ou clínica. Para nortear esse trabalho existem diversos critérios de segmentação: demográficos, geográficos, sociais, econômicos, de personalidade, de estilos de vida, de comportamentos e atitudes frente ao serviço oferecido.

O quê e quais são esses critérios?

  •  Critério Demográfico: sexo, raça, idade, estado civil, dimensão da família, formação, ocupação e rendimento.
  •  Critério Geográfico: inclui o país, o bairro, o clima, a mobilidade urbana etc.
  •  Critério Psicográfico: abrange os valores, crenças e atitudes e consideração ao animal.
  •  Critério Comportamental: está ligado à lealdade ao serviço, benefícios recebidos, feedback etc.

Podemos encarar a segmentação de mercado como a descoberta de novas oportunidades. Direcionar as ações estratégicas do seu hospital veterinário ou clínica dentro de um nicho específico vai aumentar as chances de lucratividade e qualidade do seu serviço, além de ser primordial no papel de decisão do cliente. O que você deve ter em mente é que segmentar o seu negócio é parte fundamental para fidelizar o proprietário.

Outro ponto importante na segmentação do seu negócio é conhecer bem seus concorrentes. Nesse caso o objetivo não é promover competitividade, mas sim entender como eles atuam no mercado. Por isso você deve observar, analisar e, principalmente, absorver o que sua concorrência está fazendo de certo e errado.

O mundo segmentado

Plataformas de redes sociais como o Facebook são um bom exemplo de como a segmentação pode trazer benefícios ao seu negócio. Todo o acesso que temos na rede é criteriosamente analisado antes de chegar aos nossos olhos. Nosso tempo é precioso e eles sabem disso. Por isso quanto mais tempo ficarmos na rede consumindo um conteúdo direcionado ao nosso perfil, melhores serão os resultados que os analistas vão apresentar a Mark Zuckerberg.

Sei que ninguém aqui quer dominar o mundo, como tenta fazer o criador do Facebook. Brincadeiras à parte, ter domínio sobre os nossos serviços já é gratificação suficiente, certo? E para ter domínio do seu mercado é preciso conhecê-lo em todas as suas esferas. Realizar pesquisas periódicas é uma das principais tarefas quando se trata de segmentar o seu negócio. Pesquisas de opinião também são muito válidas, pois trazem uma noção de como o público está recebendo os seus serviços e de como eles vêm sendo oferecidos.

Isso não é conversa de marqueteiro. A segmentação é um mecanismo comprovado de como o homem, dentro de uma sociedade, se significa. Até mesmo através de nossas culturas somos naturalmente segmentados. Trazer essa realidade para dentro de seu hospital veterinário ou clínica é impulsionar o seu negócio a crescer mais rápido e com mais objetividade.


Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Veterinário e Empresário do Hospital Veterinário Cambuá Mais de 10 milhões investidos no mercado pet. Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos, aumentou em mais de 40 vezes o seu faturamento Escreveu o livro VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário! Apaixonado em ajudar as pessoas sem coaching e enrolação Fazer as pessoas criarem a base financeira do seu negócio na área pet e fazer que sua clínica e pet shop dependa cada vez menos da sua presença física. Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013