Planejamento estratégico em hospitais veterinários é uma atividade gerencial extremamente importante para organização dos processos, redução de custos e otimização dos resultados institucionais. Suas ferramentas possibilitam mudanças nos domínios clínicos, administrativos e financeiros.

A grande questão a ser ponderada é como realizá-lo adequadamente para colher os frutos que lhe são dignos. Para isso, é necessário disciplina, planejamento, engajamento, experiência dos gestores e produtividade dos colaboradores da instituição.

Quer saber como executar um planejamento estratégico eficaz? Então, acompanhe nosso post de hoje e entenda o passo a passo dessa implantação!

REFLITA SOBRE OS OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO

Parece uma tarefa fácil, mas entender os objetivos de uma instituição de saúde na medicina veterinária é mais grandioso do que apenas proporcionar a melhor assistência clínica e o alto grau de satisfação dos proprietários. Uma empresa desse ramo não se faz apenas desses propósitos, pois tenderá a falência rapidamente.

Uma instituição de saúde deve ser capaz de aperfeiçoar os serviços prestados, ter excelência na construção de resultados clínicos favoráveis ao paciente e gerar produtividade nas atividades de modo que compense todo o investimento financeiro realizado.

Além disso, deve seguir as recomendações sanitárias, legislativas, tributárias e aquelas que regem os princípios das atividades clínicas dos profissionais.

Por isso, os gestores devem refletir sobre a missão da empresa, seus objetivos e valores e como elaborar propostas que alcancem um nível de qualidade técnica, gerencial e contábil desejado.

ANALISE A CONDIÇÃO ATUAL DA EMPRESA

Os gestores devem fazer um levantamento dos serviços assistenciais prestados na empresa, considerando os de grande demanda, as atividades com tendência a ociosidade e os recursos financeiros destinados a cada uma delas.

Nesse quesito é importante também fazer um inventário dos equipamentos disponíveis, o nível de sucateamento das máquinas e a periodicidade das manutenções feitas. Ademais, a quantificação de funcionários e suas responsabilidades devem ser comparadas com a produtividade do serviço clínico.

Outra questão fundamental na análise da situação é a observação das rotinas implantadas nos setores assistenciais. As etapas para elaboração de cada tarefa, o número de funcionários envolvidos, o tempo para execução das atribuições clínicas e mensuração da eficácia dos procedimentos.

A partir dessa análise é crucial fazer um balanço das atividades exercidas com as despesas produzidas e verificar o nível de rendimento do hospital veterinário.

OBTENHA DADOS HOSPITALARES CONFIÁVEIS

Para que os gestores tomem a decisão mais acertada para a condição atual do estabelecimento da medicina vetenária é fundamental que ele disponha de dados clínicos e gerenciais fidedignos.

Por isso, um software hospitalar precisa fornecer os dados sobre procedimentos ambulatoriais, consultas agendadas, taxa de absenteísmo, número de cirurgias realizadas e tantas outras informações clínicas de grande valia.

Também é crucial fazer um levantamento dos principais centros de custos, do gasto com insumos hospitalares e honorários médicos.

Com essas informações armazenadas e alimentadas adequadamente, será possível fazer uma reflexão periódica ao longo do tempo e comprovar a lucratividade de alguns serviços ou desperdício financeiro de outros.

DESENVOLVA AÇÕES GERENCIAIS BEM PLANEJADAS

Uma das máximas do planejamento estratégico é concentrar-se em 4 pilares: planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação. Executando todas elas com organização, disciplina e muita programação, os resultados serão promissores.

O fato de planejar uma ação envolve todas as etapas vistas anteriormente. É preciso observar como a rotina hospitalar está sendo executada e quais medidas podem ser tomadas para melhorá-la.

A partir desse ponto, é interessante elaborar ações para sanar os problemas encontrados e compartilhar a ideia com os demais funcionários. Aqui cabe uma orientação bastante pertinente: a contribuição de profissionais gerenciais e operacionais para atingir a meta definida é mais eficaz quando feita conjuntamente do que uma decisão hierarquizada.

As etapas de “desenvolvimento e controle” são realizadas conjuntamente. A primeira se refere à implantação propriamente de uma tarefa planejada e a segunda assegura o controle da situação, evitando ou diminuindo os percalços que porventura possam ocorrer.

A fase de “avaliar” as ações será feita por meio de indicadores, ou seja, números que serão analisados conforme o andamento das ações. Para analisar a eficácia de uma atividade que visa à redução da carga microbiana em ambientes contaminados é imprescindível trabalhar com amostras biológicas e quantificação do número de micróbios, que nesse caso se comporta com um indicador.

Somando os esforços para alcançar essas etapas, o administrador acompanhará os serviços clínicos e financeiros cuidadosamente e fará uma gestão hospitalar de primeiro mundo.

PROMOVA O ENGAJAMENTO DA EQUIPE HOSPITALAR

Em um processo de mudança, é natural que os colaboradores se sintam apreensivos e receosos com as novas responsabilidades. Alguns respondem a essa situação com pouco entusiasmo e dificuldade para assimilação dos novos objetivos institucionais.

Por isso, todas as atividades devem ser esclarecidas adequadamente com os colaboradores para evitarem rumores e conversas de corredores sem comprovação e dificultar a manutenção de um clima organizacional positivo.

Também é importante estimular o engajamento dos funcionários para que assumam as novas responsabilidades com afinco e entendam os propósitos das modificações. Essa sensibilização deve ocorrer considerando os colaboradores como parte essencial da empresa e valorizando suas atividades.

ESTIPULE METAS A SEREM ALCANÇADAS

Uma vez que os gestores já tenham dominado a arte de planejar estrategicamente as atividades dentro de um hospital veterinário, é importante almejar novos rumos. Nesse caso, é fundamental elaborar as metas para os próximos anos.

As metas podem ser definidas conforme os serviços que serão implantados, a característica do hospital veterinário e os recursos financeiros que serão investidos. Não se devem estipular metas muito ousadas ou sem fundamento plausível, mas sim que estejam alinhadas aos pilares de excelência nas questões assistenciais, boas práticas gerenciais e sustentabilidade financeira.

Planejamento estratégico em hospitais veterinários é algo bastante desafiador e deve ser realizado porque os gestores necessitam de um panorama da instituição dos serviços que são executados. A partir do momento que essa situação é fortemente estabelecida é preciso planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação de etapas a serem cumpridas.

Ademais, deve-se destacar a participação essencial dos colaboradores no sentido de engajar conjuntamente em prol de mudanças significativas importantes.

E você, já compreendeu a relevância do planejamento estratégico para hospitais veterinários?Quer estudar sobre temas do universo hospitalar? Então, comece melhorando seus conhecimentos sobre o tema e entenda como a automatização favorece o hospital.

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Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Veterinário e Empresário do Hospital Veterinário Cambuá Mais de 10 milhões investidos no mercado pet. Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos, aumentou em mais de 40 vezes o seu faturamento Escreveu o livro VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário! Apaixonado em ajudar as pessoas sem coaching e enrolação Fazer as pessoas criarem a base financeira do seu negócio na área pet e fazer que sua clínica e pet shop dependa cada vez menos da sua presença física. Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013