Essa é uma pergunta para a qual todas as empresas deveriam ter a resposta na ponta da língua. No entanto pouquíssimos empresários sabem de fato como são avaliados por seus clientes. Acontece que essa não é uma pergunta fácil de se responder.

Ou melhor, não era. A metodologia Net Promoter Score (NPS) permite que você chegue à essa resposta de forma bem simples e muito rápida. E você pode utilizar essa metodologia em sua clínica veterinária ou petshop.

Você responde a pesquisas de satisfação?

A maioria das pesquisas de satisfação possuem muitas perguntas, são chatas e normalmente morrem antes de nascer, pois grande parte do público alvo nem sequer se dá ao trabalho de responder. E sempre que o empresário pensa em montar um questionário para ser aplicado em uma pesquisa desse tipo, ele pensa em perguntar sobre os pontos que julga importante. Só que nem sempre é sobre isso que o cliente deseja falar.

A pergunta única

Qual a probabilidade, de 0 a 10, de você recomendar a minha clínica veterinária a um amigo ou familiar? Essa é uma pergunta direta, fácil de responder e que vai lhe desenhar um cenário bem preciso de como os seus clientes lhe avaliam. É nela que a metodologia NPS se baseia.

Ouça o que o cliente quer dizer

Algumas perguntas comuns: Foi bem atendido? O estacionamento possuía vagas disponíveis? O tempo de espera foi maior que o normal? O seu problema foi resolvido? As instalações da clínica são confortáveis? O preço cobrado foi justo? E por aí vai…

É claro que são perguntas importantes. Elas podem mostrar como está a sua empresa em cada uma dessas áreas específicas. Mas pense bem, tudo isso pode ser resumido em apenas uma pergunta: Você indicaria a minha clínica veterinária para alguém que confia em você? Justifique a sua resposta.

Como funciona o NPS

De 0 a 10, a sua clínica veterinária vai receber uma nota que já vai indicar o grau de satisfação de seu cliente. E com a justificativa, você saberá os seus pontos fortes e fracos, que sem dúvida merecerão uma atenção maior.

Dessa forma, a sua clínica veterinária ou pet shop será avaliada de forma quantitativa (0 a 10) e qualitativa (justificativa). As notas que a sua empresa receber irão gerar um indicador, que é o próprio NPS, ilustrando o grau de satisfação de sua clientela.

Esse questionário deverá ser aplicado periodicamente, a fim de que você possa acompanhar  a evolução dos seu NPS. É uma pesquisa simples e direta, que o seu cliente pode responder rapidamente através do seu email, mesmo que o esteja acessando pelo smartphone.

 


Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Veterinário e Empresário do Hospital Veterinário Cambuá Mais de 10 milhões investidos no mercado pet. Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos, aumentou em mais de 40 vezes o seu faturamento Escreveu o livro VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário! Apaixonado em ajudar as pessoas sem coaching e enrolação Fazer as pessoas criarem a base financeira do seu negócio na área pet e fazer que sua clínica e pet shop dependa cada vez menos da sua presença física. Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013