É claro que você sabe que o cliente é a razão de ser de sua clínica veterinária. Foi para atender ele bem que você se preparou, que criou a sua empresa, montou a sua equipe e decorou a sua loja. Então, se tudo isso foi feito para ele, na hora em que ele chegar em sua clínica, ele precisa perceber tudo isso.

Podemos tomar como exemplo um bom restaurante. Você já foi em algum restaurante e sentiu que todo o ambiente foi preparado para receber você? Um maitre super atencioso, os garçons aplicados, a mesa posta de forma impecável e a comida extremamente saborosa. Tudo preparado para que a sua experiência fosse a mais perfeita possível.

É assim que o seu cliente deve se sentir. Atualmente, a concorrência entre as clínicas veterinárias é muito grande e tenho certeza de não preciso explicar isso a você. O fato do cliente ser bem recebido e bem atendido, sem dúvida será um diferencial decisivo para que ele decida se vai voltar ou não à sua clínica.

Mas para que essa experiência realmente seja impecável é necessário que você tenha consciência de que essa situação é real e crítica para o seu negócio. É você que tem de pensar em tudo, nos mínimos detalhes. Já que dei o exemplo de um restaurante, outro dia estava assistindo uma entrevista de um chef famoso que também era o proprietário do restaurante, e ele falava exatamente isso. “De que adianta comprar os melhores produtos, preparar o melhor prato e atender o meu cliente da melhor forma possível, se quando ele chegar ao meu restaurante o manobrista não tratá-lo da forma adequada?”.

Para o seu cliente, “levar o meu animal à clínica veterinária” é um evento único. Você precisa pensar em como ele vai estacionar o seu carro, por quem ele será recebido, o que acontecerá enquanto ele está esperando o atendimento, como ele será atendido, etc. Você precisa pensar em tudo.

Lembre-se sempre: atendimento veterinário ele receberá em qualquer clínica. Talvez ele nem saiba mensurar se o atendimento clínico que recebeu foi de qualidade ou não. Mas a experiência que ele terá quando levar o seu animal a sua clínica precisa ser única. Essa, ele precisa reconhecer que só receberá em sua clínica. É isso que o fará retornar.


Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Veterinário e Empresário do Hospital Veterinário Cambuá Mais de 10 milhões investidos no mercado pet. Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos, aumentou em mais de 40 vezes o seu faturamento Escreveu o livro VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário! Apaixonado em ajudar as pessoas sem coaching e enrolação Fazer as pessoas criarem a base financeira do seu negócio na área pet e fazer que sua clínica e pet shop dependa cada vez menos da sua presença física. Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013