No século passado, Marketing e Saúde andavam em raias separadas e era natural que os profissionais da saúde nada soubessem sobre o tema. No entanto, essa questão em pleno século 21 é, no mínimo, estranha.

Continuo recebendo emails de profissionais do mercado veterinário perguntando se a utilização do marketing na veterinária não contraia os princípios éticos profissionais. Marketing é uma ciência que traz em sua própria definição: a palavra ética. Marketing é ciência? Sim! Ciência é tudo aquilo que tem relação causa e efeito. Efeito sem causa é milagre.

O Marketing é uma ciência sustentada no “ganha-ganha”. Ganha você, ganha o cliente, ganha a sociedade, ganha a sua categoria profissional. Quem perde? Ninguém. No setor de serviços, para um ganhar o outro não precisa perder. Serviço quer dizer gerenciar informações. O custo marginal da replicação da informação é zero. Isso quer dizer que se eu trocar informações com você, tanto eu como você saímos do sistema maiores do que entramos. Se numa relação de troca todos ganham, então é ético. O Marketing Aplicado ao Mercado Veterinário foi reconhecido pelas principais instituições que representam a veterinária em vários países. Basta ver a programação dos congressos e você verá em praticamente todos eventos palestras e cursos de marketing.

Você sabe se os preços que pratica no mercado são baixos ou altos? Será que o seu preço é justo para o cliente? Será que ele é justo para você? Se você tem competência técnica, então porque todos os clientes do mercado não estão com você? A questão é que o cliente está com aquele profissional que despertou nele o sentimento de respeito e confiança. A credibilidade inspirada por você é um alto valor agregado aos seus serviços. É ela que traz os clientes para você ou os leva para outro profissional do mercado veterinário. A técnica é importante, mas o cliente nada entende disso. Com a técnica você adquire o direito de entrar em campo. Para vencer o jogo você tem que inspirar credibilidade. O profissional do mercado veterinário que tem credibilidade prospera.

A credibilidade é algo que tem a ver com as suas instalações, com a sua equipe, com a postura das suas auxiliares, com os preços que pratica, com a sua comunicação com os clientes e com a experiência vivida em seu consultório ou clínica na primeira consulta e durante o tratamento. Isso é marketing! Se todos os clientes não estão com você, tem alguém trabalhando as percepções do seu cliente potencial com mais eficácia. A conclusão que podemos tirar dessa reflexão é que o marketing é uma ciência ética, que deve ser utilizada pelos profissionais do mercado veterinário para otimizar os seus resultados.

Quer Saber como Atrair Mais Clientes para Seu Pet Shop, Clínica e Hospital Veterinário sem Gastar uma Fortuna? Clique aqui!


Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Autor do livro: VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário - Idealizador do Curso: Os Segredos do Sucesso Veterinário - Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos - Aumentou o faturamento do Hospital Veterinário Cambuá em 40 vezes - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013 - Hoje atua como fundador do Sucesso Veterinário que está ajudando milhares de empreendedores no mercado veterinário a terem muito sucesso e ao mesmo tempo equilíbrio em suas vidas profissional e pessoal. - Minha missão de vida é: Fazer com que as Pessoas Vivam Livres e Nunca Deixem de Sonhar!

Comentários

Deixe um Comentário

Seu E-mail não irá ser publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.