No século passado, Marketing e Saúde andavam em raias separadas e era natural que os profissionais da saúde nada soubessem sobre o tema. No entanto, essa questão em pleno século 21 é, no mínimo, estranha.

Continuo recebendo emails de profissionais do mercado veterinário perguntando se a utilização do marketing na veterinária não contraia os princípios éticos profissionais. Marketing é uma ciência que traz em sua própria definição: a palavra ética. Marketing é ciência? Sim! Ciência é tudo aquilo que tem relação causa e efeito. Efeito sem causa é milagre.

O Marketing é uma ciência sustentada no “ganha-ganha”. Ganha você, ganha o cliente, ganha a sociedade, ganha a sua categoria profissional. Quem perde? Ninguém. No setor de serviços, para um ganhar o outro não precisa perder. Serviço quer dizer gerenciar informações. O custo marginal da replicação da informação é zero. Isso quer dizer que se eu trocar informações com você, tanto eu como você saímos do sistema maiores do que entramos. Se numa relação de troca todos ganham, então é ético. O Marketing Aplicado ao Mercado Veterinário foi reconhecido pelas principais instituições que representam a veterinária em vários países. Basta ver a programação dos congressos e você verá em praticamente todos eventos palestras e cursos de marketing.

Você sabe se os preços que pratica no mercado são baixos ou altos? Será que o seu preço é justo para o cliente? Será que ele é justo para você? Se você tem competência técnica, então porque todos os clientes do mercado não estão com você? A questão é que o cliente está com aquele profissional que despertou nele o sentimento de respeito e confiança. A credibilidade inspirada por você é um alto valor agregado aos seus serviços. É ela que traz os clientes para você ou os leva para outro profissional do mercado veterinário. A técnica é importante, mas o cliente nada entende disso. Com a técnica você adquire o direito de entrar em campo. Para vencer o jogo você tem que inspirar credibilidade. O profissional do mercado veterinário que tem credibilidade prospera.

A credibilidade é algo que tem a ver com as suas instalações, com a sua equipe, com a postura das suas auxiliares, com os preços que pratica, com a sua comunicação com os clientes e com a experiência vivida em seu consultório ou clínica na primeira consulta e durante o tratamento. Isso é marketing! Se todos os clientes não estão com você, tem alguém trabalhando as percepções do seu cliente potencial com mais eficácia. A conclusão que podemos tirar dessa reflexão é que o marketing é uma ciência ética, que deve ser utilizada pelos profissionais do mercado veterinário para otimizar os seus resultados.

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Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Veterinário e Empresário do Hospital Veterinário Cambuá Mais de 10 milhões investidos no mercado pet. Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos, aumentou em mais de 40 vezes o seu faturamento Escreveu o livro VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário! Apaixonado em ajudar as pessoas sem coaching e enrolação Fazer as pessoas criarem a base financeira do seu negócio na área pet e fazer que sua clínica e pet shop dependa cada vez menos da sua presença física. Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013