É crescente, nos dias de hoje, a preocupação dos hospitais veterinários com relação à segurança da informação de seus sistemas de gestão. Isso porque ataques de hackers criminosos (crackers) têm se tornado cada vez mais frequentes. Além disso, o sistema fica mais vulnerável, visto que pode ser acessado tanto por profissionais do quadro da empresa quanto por visitantes.

E esta é uma realidade não apenas dos sistemas hospitalares. Hospitais humanos, centros de diagnóstico e laboratórios e qualquer outra empresa que usa sistemas de gestão também enfrentam o mesmo problema.

Nesse contexto, é importante que um sistema de gestão protegido contra invasões possua mais de uma equipe de TI. Não apenas o hospital, mas também a empresa prestadora de gerenciamento de TI deve ser reconhecida por utilizar softwares de gestão que sejam verdadeiramente seguros.

Você é um gestor de um hospital veterinário preocupado em assegurar a proteção dos dados do seu sistema hospitalar? Quer mais esclarecimentos sobre o assunto? Veja a seguir.

CRESCIMENTO DO ACESSO INDEVIDO

É fato que a interceptação de dados financeiros e clínicos dos hospitais veterinários tem crescido consideravelmente.

Prova disso é o que acontece em hospitais humanos,  pesquisa realizada pela KPMG no segundo semestre de 2015. Ela indicou que 81% dos gestores de saúde tiveram seus estabelecimentos atacados por invasores. E a situação se mostrou ainda mais alarmante, pois cerca de 39% disseram que não há dispositivos de segurança da informação contra novas interceptações.

APRENDIZADO COM ERROS ALHEIOS  DE HOSPITAIS HUMANOS

É justamente com falhas ocorridas anteriormente que se aprende como não se devem repetir os mesmos erros. Confira como algumas instituições tiveram seus sistemas de gestão invadidos.

A Community Health Systems (CHS) é uma instituição que gerencia quase 200 hospitais nos Estados Unidos. Foi o primeiro caso famoso de furto de dados hospitalares, em 2014.

Uma falha no programa de criptografia (Open SSL) foi o ponto vulnerável que permitiu o ataque. Por meio dela, o invasor iludia o sistema e tinha acesso a informações armazenadas na memória dos computadores.

Com isso, os dados de 4,5 milhões de pacientes caíram nas mãos de invasores que, por sua vez, venderam essas informações — como dados de cartão de crédito e endereços — no mercado negro.

O Brasil também não fica de fora desses exemplos. Em 2015, um serviço de inteligência em segurança constatou um tipo de ransomware — um vírus sequestrador de dados — utilizado para extrair dados especificamente de instituições de saúde. E recebeu até nome: Samsam.

Esse malware — software que se infiltra de forma ilícita nos computadores de terceiros e provoca danos — penetrou nos sistemas por intermédio das redes e criptografou todos os dados das instituições (dados bancários, prontuários e até receitas médicas).

Por fim, esses crackers exigiram milhões de dólares em troca de descriptografar os dados e liberá-los às vítimas.

PREJUÍZO PARA A INSTITUIÇÃO

Esses ataques aos sistemas de gestão demonstram o quanto é difícil contornar a situação provocada pelo acesso indevido aos dados.

Além do prejuízo financeiro enorme com o qual a instituição tem que arcar, o dano causado à reputação do hospital veterinário pode ser irreparável.

Para evitar esse tipo de transtorno, preze por escolher uma empresa fornecedora e gerenciadora de TI que se preocupe com a segurança das informações de seu sistema de gestão hospitalar.

GARANTINDO A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Chegou a hora de aplicar a teoria na prática. Confira 6 estratégias que você pode adotar para assegurar a proteção do sistema de gestão do seu hospital veterinário, com o uso de soluções de segurança da informação:

1. LIMITE O ACESSO AO BANCO DE DADOS

Com o uso de um firewall — dispositivo de segurança responsável por monitorar o tráfego que entra e sai de sua rede —, você é capaz de restringir o acesso ao banco de dados.

Outra forma ainda mais simples é acessar o painel de controle dos computadores. Basta ir à aba configuração avançada e autorizar apenas as portas que ficarão disponíveis.

2. UTILIZE ALGORITMOS DE CRIPTOGRAFIA

A criptografia consiste em uma técnica que codifica informações e as traduz somente ao destinatário. Com isso, protege-se o sistema de gestão hospitalar de qualquer tentativa de interceptação.

Com esse método, você fornece a cada membro (ou entidade) uma chave pública e outra privada. Esta última permanece em segredo enquanto a chave pública fica divulgada para todos. Contudo, as informações associadas à chave pública somente serão decodificadas a partir de sua respectiva chave privada.

3. CONFIGURE O SERVIDOR WEB COM SSL

O Secure Sockets Layer (SSL) é um instrumento de encriptação de páginas que autentica as partes que se relacionam antes de elas serem veiculadas pela web. O SSL é muito comum em gerenciamento de TI, por isso, com certeza, estará no sistema de gestão de seu hospital.

Para garantir a segurança dos dados de seu sistema, é só configurar seu servidor web  — seja ele qual for — com o SSL.

4. CONFIGURE O SERVIDOR APACHE COM SSL

O servidor apache — conhecido como servidor HTTP Apache ou apenas Apache HTTP Server — é um dos servidores de web mais utilizados no mundo. Para torná-lo mais seguro quanto ao acesso de dados e transações, basta protegê-lo com o SSL.

O funcionamento é muito simples. O SSL, quando associado ao servidor Apache, criptografa os dados de transferência entre o servidor e o sistema de gestão de seu hospital veterinário, o que o protege contra interceptações.

5. REALIZE BACKUPS AUTOMÁTICOS

Se seu hospital veterinário conta com uma boa empresa de consultoria completa nas questões de TI, certamente, esta estratégia não será difícil de ser executada.

Isso porque um sistema de gestão hospitalar com alta tecnologia já vem programado para fazer backups automáticos pré-agendados ou diários. Assim, você evita qualquer alteração não autorizada na base, bem como a perda de dados.

6. ADOTE A IDENTIFICAÇÃO DE 2 FATORES

Esta estratégia consiste em um nível de segurança a mais para acessar o sistema de gestão de seu hospital veterinário.

Funciona da seguinte maneira:

  • Primeiro, o usuário tenta entrar no sistema apenas com seu login e senha.
  • Em seguida, é enviado para o número de seu celular cadastrado um código numérico ou alfanumérico toda vez que determinado usuário solicitar acesso ao sistema. Este código é único para cada acesso, sendo descartado posteriormente.

Se você é um administrador precavido e preza pela segurança da informação do sistema de gestão de seu hospital veterinário, a melhor solução é contratar um serviço especialista no assunto. Para isso, procure uma empresa de consultoria e gestão de serviços de TI que possa auxiliá-lo na melhor forma de manter os dados de sua instituição em segurança.

Gostou de nosso post explicando como é fundamental a segurança da informação na gestão hospitalar? Então, deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco sua experiência no assunto.

Saiba como montar ou aumentar o faturamento do seu pet shop, clínica e hospital veterinário aqui!


Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Autor do livro: VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário - Idealizador do Curso: Os Segredos do Sucesso Veterinário - Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos - Aumentou o faturamento do Hospital Veterinário Cambuá em 40 vezes - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013 - Hoje atua como fundador do Sucesso Veterinário que está ajudando milhares de empreendedores no mercado veterinário a terem muito sucesso e ao mesmo tempo equilíbrio em suas vidas profissional e pessoal. - Minha missão de vida é: Fazer com que as Pessoas Vivam Livres e Nunca Deixem de Sonhar!

Comentários

Deixe um Comentário

Seu E-mail não irá ser publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.