Fazendo referência a medicina, na década de 60, no famoso seriado Star-Trek, o Dr. McCoy (Bones), fazia a anamnese em seus pacientes sem tocar absolutamente em nada em seu corpo. Bastava deitá-lo em uma cama especial e toda a captura de dados biológicos se processava automaticamente por sensores wireless. Seu consultório não tinha papéis, tudo era feito por computadores e o acesso aos dados médicos era por meio de tablets. Bastava perguntar ao computador e um pré-diagnóstico era apresentado.

Passados quase 60 anos, e no ramo da medicina veterinária, muita coisa já se tornou realidade, mas algumas, infelizmente, ainda são peças de ficção (por enquanto). Porém, com a tecnologia atual, você, como gestor de um hospital veterinário de excelência, pode utilizar os recursos de automatização para dar um “boost” em sua gestão. Vamos lhe mostrar a seguir com fazer isso.

SEJA GREEN, NÃO USE PAPEL

A exemplo da enfermaria de grandes hospitais para humanos, o uso do papel nos prontuários e requisições pode ser substituído por tablets, que rodando aplicativos específicos permitem acesso a um banco de dados, com dados atualizados dos pacientes, fazer requisições ou agendar exames complementares, com autenticação, por meio de senhas ou de dados biométricos do médico veterinário.

CARRO SEM GASOLINA

Um gestor de hospital veterinário pode ser compelido a investir maciçamente em tecnologia, softwares, servidores, roteadores, computadores, achando que com isso, vai resolver seus problemas de gestão. Ledo engano. Se não for acompanhado por uma gestão adequada de TI (Tecnologia de Informação), todos esses gadgets vão se transformar em uma verdadeira Torre de Babel ou um bólido de Fórmula 1, travado por não ter gasolina para andar.

Esse investimento tem que ser feito junto de uma boa gestão de TI, complementada por uma equipe técnica que vai não só manter as máquinas funcionando, mas também treinar os usuários com as devidas normas, procedimentos e expertises.

A espinha dorsal de um parque de equipamentos de automatização é sua rede intranet e de Wi-Fi. Investir adequadamente em uma boa infraestrutura nos roteadores, hubs, switchers e pontos de acesso wireless é fundamental.

RELÓGIOS INTELIGENTES, TABLETS E SMARTPHONES

Quanto focamos na automatização de processos, estamos vislumbrando aplicações que vão além do computador tradicional. Embora não estejamos no século 23, período em que a saga de Star-Trek se desenrola, já temos hoje dispositivos de informática que podem revolucionar os usos e costumes nos hospitais veterinários.

Um exemplo é o relógio inteligente, com sistema operacional Android ou iOS, que além das funções normais de um smartphone, dispõem de conectividade Bluetooth e Wi-Fi. Com algumas limitações inerentes a seu tamanho compacto, estão no mesmo nível de tablets e smartphones de primeira linha.

Dependendo do suporte de infraestrutura de TI, um relógio inteligente pode desempenhar funções semelhantes aos tablets, substituindo com larga vantagens os antigos beepers, que estavam limitados a uma curta mensagem alfanumérica.

Com o relógio inteligente, smartphone ou tablet, seu sistema de automatização de processos pode interagir com seu corpo médico veterinário de uma forma nunca antes explorada. Pense nisso.

ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING)

A administração de um moderno hospital veterinário precisa contemplar automatização de processos de gerenciamento que permitam acompanhar, em tempo real, a sua atual situação financeira e econômica, de tal modo que ações proativas possam ser executadas em tempo hábil para corrigir erros de rotas ou práticas viciosas, reduzindo perdas e atrasos em entregas de insumos e remédios.

O uso racional de recursos de ERP (Planejamento de Recursos da Empresa) é primordial para que sua gestão possa ser realizada com segurança e solidez.

SEGURANÇA E EVASÃO

Todo o investimento em automatização precisa ser preservado com uma consciente supervisão de segurança, que, complementando a tranquilidade dos usuários do hospital veterinário, inibe o roubo e evasão de propriedades e de insumos.

Seguranças dotados de dispositivos de comunicação e detectores de tags (sinalizadores contra roubo usados em shoppings) são imprescindíveis em qualquer hospital veterinário na atualidade. A administração desse pessoal, que tem peculiaridades inerentes à sua atividade profissional, pode ser terceirizado para empresas especializadas, liberando seus gestores para se concentrarem em suas atividades-fins.

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO = SATISFAÇÃO

Além de sua missão fundamental de curar, um hospital veterinário deve hoje focar na excelência do trato com seus usuários, de tal modo que sejam atendidos em tempo hábil e de forma eficaz, gerando uma sensação de satisfação, tanto ao paciente quanto aos proprietários que o acompanhem.

A automatização de processos agiliza o atendimento inicial, desburocratizando a entrada de dados iniciais, permitindo uma redução significativa da papelada que antes era necessária, além do posterior registro e arquivamento. Com a automatização de processo, tudo é armazenado diretamente no banco de dados do seu sistema, eliminando totalmente o papel intermediário. Isso representa economia ao hospital veterinário e redução do tempo de atendimento.

Em outra fronteira, a automatização de processos pode contemplar o acesso online, permitindo ao paciente agendar sua consulta, exames ou outro procedimento médico veterinário pela internet, a qualquer hora e de qualquer lugar. Levantamentos estatísticos mostram uma redução de até 80% nos custos de agendamento online em contraposição ao agendamento via call-center.

BUSINESS INTELLIGENCE

Para coroar as inúmeras aplicações da automatização de processos em seu hospital veterinário, vamos explorar o universo do Business Intelligence (BI), que é um sistema especialista que lhe fornece informações gerenciais para tomadas de decisões.

O Business Intelligence concatena todas as informações disponíveis (contabilidade, ERP, segurança, TI, etc.) em um único escopo, de forma interativa, o que lhe permite obter tabelas de dados, gráficos, tendências… Enfim, dados vitais que lhe darão uma visão global de seu hospital em todos os aspectos pertinentes de gestão.

Em vez de ficar esperando semanas por relatórios, que lhe tomarão dias para análise e conclusão, o BI lhe mostrará um quadro sintético do atual panorama do seu hospital, resumindo de forma prática todos os aspectos administrativos, financeiros e gerenciais, facilitando sua tomada de decisão.

Como gestor, sentiu que pode alterar a perspectiva de sua administração? Quer saber mais? Aproveite para conhecer também  7 razões fundamentais para informatizar os processos de um hospital veterinário!

Saiba como montar ou aumentar o faturamento do seu pet shop, clínica e hospital veterinário aqui!


Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Autor do livro: VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário - Idealizador do Curso: Os Segredos do Sucesso Veterinário - Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos - Aumentou o faturamento do Hospital Veterinário Cambuá em 40 vezes - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013 - Hoje atua como fundador do Sucesso Veterinário que está ajudando milhares de empreendedores no mercado veterinário a terem muito sucesso e ao mesmo tempo equilíbrio em suas vidas profissional e pessoal. - Minha missão de vida é: Fazer com que as Pessoas Vivam Livres e Nunca Deixem de Sonhar!

Comentários

Deixe um Comentário

Seu E-mail não irá ser publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.