Li esse artigo no blog do Caproni e resolvi passar eles para você!

“Um amigo de Goiânia me relatou um fato muito interessante:

Seu pai não estava se sentindo bem e foi a um médico clínico geral para uma consulta. Em frente ao quadro clínico apresentado, o médico sugeriu que ele procurasse um oncologista com a máxima urgência. O diagnóstico do oncologista foi câncer com metástase e uma expectativa de vida de aproximadamente 30 dias.

Em frente a algo tão assustador, a família desse meu amigo entrou em pânico. O médico clínico geral foi o ombro amigo que deu suporte psíquico e social a todos, marcando de forma positiva a vida daquelas pessoas.

Logo depois o médico clínico geral se mudou para o interior paulista, para uma cidade que fica a 1.100 quilômetros de Goiânia.

A credibilidade se torna maior que o preço da consulta.

Quando esse meu amigo e seus familiares precisavam se consultar com um clínico geral, o que eles faziam? Iam a um médico em Goiânia, que possui excelentes profissionais da saúde? Não. Eles viajavam 1.100 para ir até ao médico que tinha dado suporte a eles durante a doença do pai.  São 1.100 quilômetros para ir e 1.100 quilômetros para voltar, um total de 28 horas dentro de um carro!

Se entendemos esse caso, podemos compreender aspectos interessante na relação de um profissional da saúde com os seus clientes.

O médico citado nesse caso cobra R$ 400,00 pela sua consulta particular. Vamos supor que ele passasse a cobrar R$ 800,00. Meu amigo e seus familiares ainda iriam até ele no interior paulista? Certamente! Veja que o maior custo não está no preço da consulta e sim na viagem de 2.200 quilômetros, no desgaste do carro, nos dias de serviço perdido e nos riscos da viagem.

Agora, vamos supor que esse médico passasse a cobrar R$ 1.200,00 a consulta. Será que o meu amigo e seus familiares ainda iriam até ele? Com certeza!

Refletindo sobre isso podemos concluir que na área da saúde o cliente não é sensível aos preços da consulta ou do tratamento e sim à credibilidade inspirada pelo profissional. Credibilidade agrega valor aos serviços.

O que é credibilidade?

Credibilidade = Respeito Mútuo + Confiança.

A confiança depende da transparência e da coerência.  O que podemos fazer para que as pessoas confiem em nós?

  • Procure sempre compreender.
  • Cumpra com suas promessas.
  • Nunca se atrase nas consultas.
  • Seja honesto e franco, sempre falando as verdades com empatia.
  • Seja amável e cortês.
  • Esclareça expectativas.
  • Seja leal aos ausentes.
  • Peça desculpas de forma sincera.
  • Receba com atenção aos feedbacks.
  • Desenvolva a capacidade de perdoar.

A credibilidade, o respeito mútuo e a confiança, representam um alto valor agregado na relação com o cliente. Quando o cliente percebe valor na relação de troca, o preço se torna irrelevante e a última coisa com a qual ele se preocupa. Com credibilidade você se torna único na percepção do cliente e se diferencia no mercado.”


Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Veterinário e Empresário do Hospital Veterinário Cambuá Mais de 10 milhões investidos no mercado pet. Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos, aumentou em mais de 40 vezes o seu faturamento Escreveu o livro VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário! Apaixonado em ajudar as pessoas sem coaching e enrolação Fazer as pessoas criarem a base financeira do seu negócio na área pet e fazer que sua clínica e pet shop dependa cada vez menos da sua presença física. Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013