Aliados importantes na organização estrutural, os sistemas de gestão hospitalar nada mais são que softwares — programas que desenvolvem funções específicas em computadores — responsáveis por integrar todas as áreas do hospital veterinário. Dessa forma, desde o controle do estoque de medicação até exames e prontuários eletrônicos de pacientes estão todos articulados em um só sistema.

A agilidade e controle de informações nos processos operacionais proporcionados por esses sistemas de gestão hospitalar trazem melhorias nos serviços prestados pela instituição.

Esse gerenciamento de TI de todo o hospital veterinário acaba por gerar níveis de organização e clareza elevados e, consequentemente, um impacto financeiro positivo nas contas do hospital.

Dessa forma, essa tecnologia tem sido empregada cada vez mais por gestores que têm interesse em tornar seus hospitais veterinários referências em medicina e tecnologia em todo o país. São aqueles sempre focados no melhor tratamento aos pacientes, aos proprietários e com boa reputação.

Você é um gestor interessado em ter a melhor estrutura de TI para seu hospital veterinário? Deseja que sua instituição seja reconhecida pelo uso de tecnologia? Antes disso, continue a leitura e conheça mais sobre os benefícios do sistema de gestão hospitalar.

1. AGILIDADE E CONTROLE DOS PROCESSOS

Os sistemas de gestão hospitalar são responsáveis por facilitar e agilizar as atividades operacionais que são rotinas de muitos hospitais veterinários.

Basta um clique para que a reposição de qualquer medicamento ou qualquer outro suprimento seja feita no estoque. Em poucos segundos, também por meio do prontuário eletrônico, é possível ter acesso aos dados de qualquer paciente.

Ou seja, a automatização de alguns processos antes manuais economiza seu tempo, que pode ser usado até mesmo para capacitar-se mais em gestão financeira — ou, quem sabe, para planejar uma expansão do hospital veterinário, com uma gama maior de serviços.

E não poupa tempo só do gestor do hospital veterinário, mas também de demais funcionários que se tornam mais disponíveis para se dedicarem a outras atividades, sempre com o objetivo de melhorar os serviços prestados pela instituição.

2. FACILIDADE DE USO DO SISTEMA DE GESTÃO HOSPITALAR

A tecnologia mais eficaz com certeza é a que proporciona melhor facilidade de acesso. Para isso, ao contratar uma empresa de TI — para monitoramento e gestão de tecnologia da informação do seu hospital veterinário — opte por aquela que trabalhe com softwares de fácil acesso e que te ofereçam mais dados que ajudem na tomada de decisão estratégica.

Esse tipo de sistema de gestão hospitalar não foca apenas no layout das páginas, mas também na funcionalidade de todo o processo. Dessa forma, ele acontece da forma mais intuitiva e, consequentemente, é mais fácil de usar.

Portanto, se seu atual sistema de gestão é obsoleto e não integra todas as áreas do hospital veterinário, não há o que temer quanto à migração para novos serviços de gestão em TI e sistemas de gestão hospitalar, devido à facilidade de uso. Afinal, você compreenderá perfeitamente como o novo sistema de gestão funciona.

3. CONFIABILIDADE DOS DADOS

Com o uso dos sistemas de gestão hospitalar, evita-se a perda de dados. Isso porque processos que antes necessitavam de registro em papel ou planilhas se tornam dispensáveis.

Assim, situações como extravio de prontuários escritos ou perdas de notas fiscais não ocorrem com a implantação do sistema. Isso sem contar com a economia de espaço e papel, visto que documentos escritos precisam ser armazenados em locais específicos.

A confiabilidade das informações armazenadas também é muito maior. O fato de a escrita ser padrão, evita situações como documentos com letras incompreensíveis e até mesmo erros no registro de dados — recorrentes em processos manuais.

4. ECONOMIA FINANCEIRA

Todos os fatores já listados contribuem com a redução dos custos do hospital veterinário. Afinal, todos os benefícios que o sistema de gestão hospitalar traz são decorrentes de maior organização que ele proporciona e culminam com economia financeira.

A automatização de todo o processo, por exemplo, economiza o capital humano que seria empregado no processo manual. A facilidade do uso do sistema de gestão também evita custos com mão de obra altamente especializada ou gastos com capacitação dos profissionais já contratados.

A gestão baseada em dados confiáveis também é outro fator que contribui com a redução dos gastos. Isso porque permite que o administrador tenha o real valor de todo o capital que gira em seu hospital veterinário.

Por fim, um sistema de gestão hospitalar que integre todos os departamentos evita falhas de comunicação entre as áreas do hospital veterinário. Isso acaba por também reduzir os custos.

5. SEGURANÇA DOS DADOS

Para alcançar esse benefício, é essencial que o hospital veterinário conte com uma empresa de gerenciamento de TI confiável. É importante também que essa mesma empresa seja responsável por unificar os sistemas de todas as áreas do hospital, para maior segurança dos dados.

Assim, uma boa gestão de TI é essencial para que haja segurança no armazenamento e no tráfego de todas as informações. Algumas delas são: log para acesso às transações, uso de bancos de dados, uso de rotinas de backup automáticos e permissão de usuários para acesso de informações restritas.

6. COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES

A integração de todas as áreas do hospital veterinário não é benéfica apenas para a organização. Essa estratégia permite uma visão geral e simultânea de todos os processos.

Essa vantagem em ter uma visão abrangente e com dados confiáveis oriundos de variados setores do hospital veterinário permite maior cooperação entre as equipes de profissionais. Com essa integração, fica mais fácil corrigir erros específicos de gestão.

Outra vantagem é que, com a visão ampla de todos os processos, o gestor tem mais suporte na hora de tomar decisões mais sólidas quanto aos recursos empregados em cada setor, como por exemplo a necessidade de máquinas ou outros suprimentos.

Portanto, só o acesso ao que há de melhor em Gestão de Serviços de Tecnologia é capaz de integrar os sistemas e promover a comunicação entre todas as áreas do hospital veterinário sob seu comando. E é justamente essa integração que é a responsável por otimizar todo o processo, para que consiga ter uma gestão mais simplificada, eficaz e clara.

Para atingir essa meta, conte com um serviço de gerenciamento do sistema que tenha qualidade e reputação no mercado.

E então, está convencido sobre os benefícios em utilizar sistemas de gestão hospitalar? Compartilhe sua opinião comentando no post.

Saiba como montar ou aumentar o faturamento do seu pet shop, clínica e hospital veterinário aqui!


Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Autor do livro: VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário - Idealizador do Curso: Os Segredos do Sucesso Veterinário - Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos - Aumentou o faturamento do Hospital Veterinário Cambuá em 40 vezes - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013 - Hoje atua como fundador do Sucesso Veterinário que está ajudando milhares de empreendedores no mercado veterinário a terem muito sucesso e ao mesmo tempo equilíbrio em suas vidas profissional e pessoal. - Minha missão de vida é: Fazer com que as Pessoas Vivam Livres e Nunca Deixem de Sonhar!

Comentários

Deixe um Comentário

Seu E-mail não irá ser publicado.