Você tem um pet shop mas não sabe gerenciar bem o controle do seu estoque de produtos? Saber gerir bem a entrada e saída dos materiais comercializados e usados no seu negócio é a chave do sucesso! Você atende bem os seus clientes e ainda cuida da saúde financeira do seu estabelecimento.

No post de hoje separamos algumas dicas importantes relacionadas com o processo de gestão de estoque do pet shop. Confira logo abaixo!

Conheça os produtos do seu estoque

Nada é mais importante para gerenciar o estoque do pet shop do que conhecer detalhes do que está armazenado. Esse conhecimento dos itens em estoque vai lhe ajudar muito. Compreender o que você tem armazenado em excesso facilita o processo de controle e negociação com fornecedores e clientes. Além disso, você pode utilizar o que está em falta e o que pode estar com data de vencimento próxima.

Faça um controle de entrada e saída de produtos no controle de estoque do pet shop

Além de saber quais são os produtos encontrados no seu estoque, é essencial ter um bom controle de entrada e saída dos itens que ficam armazenados nesse local. Apesar dessa ser uma das tarefas mais desanimadoras do controle do seu estoque, ela é indispensável para que você tenha total compreensão do quanto está faturando e quanto está perdendo financeiramente nessa parte do serviço.

Essas informações permitem que você saiba quanto tempo em média o seu estoque atual vai durar. Isso facilita a estimativa de volume de sua próxima compra. É importante acompanhar, de preferência através de gráficos, o histórico de entradas e saídas de cada produto. Esse controle pode ser feito mais facilmente com a ajuda de um software de gestão, que também lhe ajuda a entender o ciclo de vida de cada produto dentro de sua empresa.

Estime o valor do seu estoque

Mesmo que seu estoque esteja parado, e que você não tenha registrado nenhuma entrada e saída em um bom tempo, você deve saber que ele tem um custo de manutenção. Esse custo reflete na saúde financeira do seu pet shop. Por isso é tão importante fazer sempre uma conferência de valor dos produtos armazenados no seu estoque. Dessa forma, você saberá identificar quanto dinheiro está parado naquele lugar, e se houve desvalorização dos produtos que não saíram do ambiente após a compra.

Essa estimativa lhe ajuda a gerenciar melhor a venda dos produtos em estoque. Permite que você avalie a possibilidade de efetuar descontos para produtos que não tem tanta procura ou de elevar o preço de certos produtos que estão em falta no mercado.

Fique atento ao prazo de vencimento de produtos perecíveis

Nada é mais perigoso à saúde financeira de um empreendimento do que a possibilidade de encontrar produto vencido em estoque. Produtos perecíveis que vencem dentro do seu ambiente de armazenamento perdem o valor de venda, ou de uso, e devem ser descartados, resultando em prejuízo certo para o seu pet shop.

Para evitar perder muitos produtos perecíveis para o prazo de vencimento, organize uma planilha de controle. Você passa a estimular o uso, ou a venda, de produtos que têm menor tempo de vida útil na prateleira.

Estimule a compra ou o uso de produtos que podem vencer

Uma boa maneira de atrair a clientela e de evitar o vencimento de produtos nas prateleiras do seu estoque é organizar uma estrutura de descontos e promoções para estimular a saída desses itens da sua loja. Além de agradar os clientes com preços mais baixos, você evita prejuízo ao deixar algum produto perecível vencer no estoque.

Saiba negociar com seus fornecedores

Sua relação com seus fornecedores também é muito importante para garantir saúde financeira e controle do estoque de seu estabelecimento. São os fornecedores que vão facilitar a chegada de um produto que está tendo muita saída no mercado para você. Além de permitir que você negocie a troca de produtos que não tenham saída e possam vencer na sua prateleira.

Para ter uma boa relação com seus fornecedores é preciso, primeiro, parar e se planejar para realizar todos os pagamentos, pedidos e devoluções dentro do prazo estabelecido em contrato ou acordo entre vocês. Quanto mais fiel você for ao cumprimento desses prazos, mais confiança o seu fornecedor terá com o seu serviço. Isso pode ser muito positivo para você, caso precise contar com ele no futuro!

Essas são apenas algumas dicas para controlar o estoque do pet shop sem dores de cabeça. Para facilitar todas as etapas citadas acima, você pode sempre contar com a tecnologia e procurar um software que atenda às suas necessidades e ao tamanho do seu negócio.


Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Veterinário e Empresário do Hospital Veterinário Cambuá Mais de 10 milhões investidos no mercado pet. Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos, aumentou em mais de 40 vezes o seu faturamento Escreveu o livro VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário! Apaixonado em ajudar as pessoas sem coaching e enrolação Fazer as pessoas criarem a base financeira do seu negócio na área pet e fazer que sua clínica e pet shop dependa cada vez menos da sua presença física. Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013