Por onde começar? Quero abrir uma clínica veterinária!

Pela Contabilidade?
Começar pela escolha do Ponto através de pesquisas de mercado?
Ou Comprar um lote e construir?
Será que compensa alugar um imóvel?
Qual será o Nome da minha clínica ou pet shop?
Como será a distribuição das salas, recepção, banho e tosa, como será a Arquitetura da minha sonhada clínica?

Todas essas perguntas, você irá encontrar em guias do sebrae ou coisas do tipo, a função nossa é acrescentar a você insights diferentes.

Cara eu tenho certeza de que você, hoje, não vai encontrar nenhum conteúdo igual aos que fazemos para realizar o seu sonho de ter a sua própria clínica:

Comece pela base: SEUS CLIENTES, SEUS VERDADEIROS PATRÕES!

Mas antes, temos que sermos realistas: Qual é o cenário do Brasil hoje em 2019?

Temos 42.000,00 clinicas, pet shop no Brasil
Proporcionalmente em 209 milhões de pessoas, representa 0,02% da população.

O que isso quer dizer:
Em uma cidade de 100 mil habitantes cabe em média: 20 clinicas e pet shops

Faz a proporção 0,02% da população é o número máximo de clínicas e pet shop que essa cidade, região ou bairro comporta.

Em relação ao Faturamento de todas as clínicas e pet shops do Brasil:

Apenas 3% dessas 42.000,00 faturam mais do que 100.0000,00/mês, ou seja, de 42.000, somente 1.260 clínicas e pet shops em todo o brasil faturam mais de 100.000,00/mês.

Ótimo, só com essa informação acima, você tem vários caminhos para tentar se sustentar, e voltando a nossa base: Qual Publico que quero atender?

Classifico nossos clientes pela consideração que eles tem com os seus animais:

1- Membros da Família
2- Agregado Familiar
3- Cães de Guarda
4- Canil
5- Associações

Outra forma de classificação, que com certeza você já deve ter ouvido falar é sobre os Dados demográficos do seu público:

Idade
Sexo
Cidades Atendidas
Profissão da maioria

Se você não tiver a minima ideia desses dados, veja no instagram e no facebook, Dentro do seu perfil em Insights, lá tem tudo.

Ou você também pode ver no seu software.

Também pense, mentalize quais são os Dados Psicográficos:

O que seu público pensa? o que leva eles a procurarem sua clínica?
Quero tudo que tem de mais tecnológico para meu animal?
Quero cuidar do meu animal e economizar!

A mais na minha cidade tem muitas clínicas, como faço para competir com eles, tem o pet love, mercado livre, cobasi… para competir.

Agora vou te ajudar como lidar com os Concorrentes!!!!

Liste todos os seus possíveis concorrentes diretos.

Quais são suas Vantagens? Liste o máximo que puder!
Quais são suas Desvantagens? Liste o máximo que puder!

Não é o que você acha, é o que os seus clientes acham, pergunte para eles!

E atenção: Quem quer fazer tudo não faz nada!

Para entrar no mercado, seja o mais especializado possível.

Igual eu, qual você acreditaria ser mais fácil, ensinar veterinários a abrir uma clínica ou ensinar outras pessoas a montar um supermercado?

Para te falar a verdade, no fundo, todos tem a mesma base.

Agora, o próximo passo é decidir: Qual estrutura tenho que ter?

Qual estrutura tenho que ter para me diferenciar dos meus concorrentes?

Vou listar abaixo, na minha opinião, quais são as vantagens e desvantages de cada segmento da nossa clínica:

Pet Shop

Vantagens
Possibilidade Alta de Vender 5 a 10x mais
Mão de Obra Mais fácil
Menos Burocracia para Vender
Venda mais fácil

Desvantagens
Vencimento de Produtos
Margem Média a Baixa
Maior Concorrência de Preços
Mais Difícil Fidelizar

Clínica

Vantagens
Maior Margem
Maior Fidelização
Prestação de Serviço
Diferenciação dos pet shops

Desvantagens
Mão de Obra Mais Difícil
Necessita de Melhor Atendimento
Exige Mais Processos para Gerenciar

Hospital

Vantagens:
Centro de referência
Casos com Ticket Médio mais altos
Atende Com Facilidade: Mínimo 80km de Raio
Tem Maior Poder de Negociação

Desvantagens:
Mão de Obra Muito Mais Difícil
Exige Processos Muito Organizados
Necessita de Equipe Maior (Vet, Aux, Func)
Não Tem recorrência
Custo Fixo Alto

Banho e Tosa
Vantagens:
Recorrência
Isca de Clientes
Agita o Clima da Empresa
Custo Baixo para Instalação

Desvantagens:
Margem de Lucro Pequena
Ocorrência de Problemas (Carrapato, pele…)
Mão de Obra Difícil
Logística Mais complicada

Agora vamos Definir o Nome da minha Clínica!

Evite nomes pessoais
Clinica Dr. Fabio Fidelis
Como você vai vender essa clínica?

Evite nomes comuns:
Climed, Clivet, Clinipet, Clin nao sei o que lá!

E aí está gostando do nosso conteúdo? Acredita que ele pode ajudar outras pessoas? Não seja egoísta compartilhe esse conteúdo para as pessoas que você sabe que iria ajuda-las.

Fábio mas não sei quanto posso investir e também não sei quanto será o nosso faturamento!

Qual é a meta de faturamento?

Quanto planeja faturar por mês: 50.000,00; Fale um valor, divida por semanas e dias
4 semanas: 12.500,00/semana
30 dias: 1666,00/dia

Ótimo, sabendo o valor, agora vamos alcançar ele: A forma mais fácil de alcançarmos um faturamento é dividirmos ele em pequenos pedaços: Como será dividido o faturamento?

Vou dar aqui o PODER, a exclusividade, porque somente os Jedi’s, os fortes estão lendo até aqui. Os fracos já pararam bem antes.

Meu hospital o faturamento é dividido:
50% Hospital
30% Pet Shop
20% Banho e Tosa

Por exemplo: faturamento de: 50.000,00
25.000,00 hospital
15.000,00 produtos
10.000,00 banho e tosa

Seja cada vez mais específico:

Desses 15.000,00 de produtos:
Pet Shop – 70%: 10.500,00
Hospital: 30%: 4.500,00

Dos 35.000,00 de faturamento de serviços: Banho e tosa, Hotel e Hospital:
Hospital 70%: 24.500,00
Pet Shop: 30%: 10.500,00

Resumo do Faturamento

Produtos: 15.000,00
Pet Shop – 70%: 10.500,00
Hospital: 30%: 4.500,00

Serviços: Banho e tosa, Hotel e Hospital: 35.000,00
Hospital 70%: 24.500,00
Pet Shop: 30%: 10.500,00

Se você chegou até aqui, agora vamos analisar se: Compro e Construo ou alugo?

Faça o orçamento da construção e compra do imóvel: multiplique por 2 (por causa de erros)
Orçamento: 200.000,00 x 2
Vai gastar: 400.000,00

Aluguel para a mesma estrutura:
R$ 3.000,00 / mês – vai gastar 50.000,00 multiplica por 2 – 100.000,00 para reformar!

Então temos 2 situações:

1 – Compra: Você irá gastar o seu dinheiro, fazendo um investimento 400.000,00 – imóvel seu!

A Clínica então terá um custo de:
Pagar juros e o valor de 400.000,00 para você:
Dividido 72 meses (6 anos) – 5.555,00/ mês amortização
Juros referente ao valor: 0,7% a.m = 2.800,00/1° mês
Mais o Aluguel do imóvel também para você! Exemplo: 1.500/mês

Custo do valor investido no primeiro mês:
5.555,00 (amortização do empréstimo) + 2800 (juros do empréstimo) + 1500 (aluguel do imóvel) = 9855,00

2 – Aluguel

Você irá investir o seu dinheiro: Investimento: 100.000,00
Amortização do valor que você investiu, dividido em 6 anos = 1388,00/mês
Juros 0,7 a.m sobre o valor que você emprestou = 700,00/ 1°mês

Aluguel: 3.000,00 / mês
Custo total: 5.088,00 / 1° mês

Diferença:

Compra e investimento: 9855,00 / mês
Aluguel e investimento:  5.088,00 / mês
Compra e investimento 93% mais caro

Mas Fábio na primeira situação o investimento é em um imóvel seu e no segundo não.

Afirmação ERRADA.

Em ambos você terá o seu investimento de volta. Porque a sua clínica irá pagar esse valor para você e ainda com juros!

Pego no banco ou invisto com meu dinheiro?

Minha Opinião: Só pegue no banco se você tiver no mínimo 50% do valor emprestado!

Gaste o do banco primeiro. E faça de tudo para terminar somente com o valor que você pegou no banco. Se não terminar empreste o seu dinheiro para sua clínica, e ela terá que te pagar os juros e todo o valor investido.

Vou conseguir pagar esse valor?

Não recomendo o valor do investimento a longo prazo não ser mais do que 10% do faturamento: Ideal é 5%

Na 1° situação: Compra e investimento: 9855,00 / mês, você terá que ter um Faturamento de: 98.550,00 /mes

Na 2° situação: Aluguel e investimento: 5.088,00 / mês, você terá que ter um Faturamento: 50.088,00/ mes

Tudo bem até aqui, e qual poderá ser a minha remuneração?

Em um mês bom: Dados exclusivos para os guerreiros que leram até aqui:
Custo Variável: 35%
Custo Fixo: 34%
Lucro Operacional: 31%

Desse lucro separa 20% para investimentos em mercadoria

Sobrou 11%: Em um faturamento de 50.000,00 = 5.500/mês

Então a primeira forma da sua remuneração é a participação de lucros:

Recomendo fazer a distribuição de lucro entre os sócios, a cada 3 meses ou 6 ou até mesmo a cada 1 ano.

Por que não recomendo mensal?
Porque os resultados vão variar, e pode ter mês que poderá dar prejuízo.

A segunda forma da sua Remuneração é de acordo com a sua função:

O que você faz na sua Clínica:
Financeiro
Veterinário
Motorista
Recepção

Quanto você pagaria para uma pessoa fazer o que você faz? E ela ainda iria ficar satisfeita! Pense você pagando esse valor para uma OUTRA PESSOA!

Lembre-se, você é remunerado pelos seus resultados e não do jeito que você quer ser.

Dica bônus: Sociedade é bom?

Eu somente aceito sócios se houverem 2 condições feitas:

1- Se for um sócio que te acrescenta e está com o mesmo objetivo que você.
2- se o seu faturamento e as suas funções derem para remunerar vocês 2.

Tenho certeza que você estudando esse nosso conteúdo e colocando em prática, a sua forma de lidar com a sua clínica ou pet shop NUNCA mais será a mesma. Espero ter ajudado! Até a próxima.

LINK DA AULA: CLIQUE AQUI



Fábio Fidelis
Fábio Fidelis

Veterinário e Empresário do Hospital Veterinário Cambuá Mais de 10 milhões investidos no mercado pet. Revolucionou o Hospital Veterinário Cambuá em 5 anos, aumentou em mais de 40 vezes o seu faturamento Escreveu o livro VetBusiness: A Nova Era Milionária dos Empreendedores do Mercado Veterinário! Apaixonado em ajudar as pessoas sem coaching e enrolação Fazer as pessoas criarem a base financeira do seu negócio na área pet e fazer que sua clínica e pet shop dependa cada vez menos da sua presença física. Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Success Resources UK em 2015 a 2017 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Quantum Leap T.Harv Eker School em 2015 a 2017 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Pessoas Sebrae em 2014 - Estudou Empreendedorismo na instituição de ensino Empretec - ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão de Marketing Sebrae em 2013 - Estudou na instituição de ensino Curso de Gestão e Marketing Gioso em 2013