A sua clínica precisa de um site, mas apenas isso não é o bastante. Se você possui um site de baixa qualidade é possível que ele espante mais clientes do que atraia. Mas o que é um site de sucesso? O que ele precisa para atrair mais clientes e passar uma imagem positiva de sua clínica veterinária? É o que listamos nesse artigo, as 5 principais características para um site de qualidade.
Apelo Visual
A primeira impressão é a que fica. Essa afirmação vale muito quando o assunto é o site de uma empresa. Nesse caso, o apelo visual é bem importante. Pense em sua própria experiência. Quando você acessa um site organizado, bonito e no qual você rapidamente encontra o que foi procurar, qual a impressão que fica? A tendência é pensarmos que a empresa, proprietária do site, seja do mesmo jeito. O contrário também é verdade, o que pensamos quando entramos em um site cansativo, desorganizado e dificulta a nossa vida? Pois é, não queremos passar essa impressão.
Conteúdo de qualidade
Quando um cliente acessar o seu site, ele sempre estará a procura de algum tipo de informação. E o seu site deve estar pronto para isso. Pense que o conteúdo deve ser claro e preciso, e deve ser elaborado tendo em mente o olhar do cliente, não apenas o da empresa. O que isso quer dizer? Quer dizer que apesar do seu conteúdo procurar vender o que a sua clínica veterinária tem de melhor, ele deve levar em conta que muitas vezes o cliente não tem disposição para ler tudo. Ou seja, o principal deve ser dito antes que ele se canse. A finalidade do seu site é passar para o cliente que ele pode resolver o problema dele com a sua empresa. Portanto, nada de enrolação, seja bem claro em como você pode ajudá-lo.
Facilidade de gerenciamento (possibilidade de trocar o template)
Esse é um problema sério e é recorrente em muitos sites. Porque ele implica diretamente no item anterior. Quando você não possui um ambiente através do qual seja fácil modificar o conteúdo do seu site, ele vai ficar parado no tempo. E isso não é nada bom. O ideal é que você possa mudar facilmente os textos, as imagens e até mesmo o tema (template) do seu site. Atualizar o seu site passa para o seu cliente que você dá importância a ele e a como ele vê a sua empresa. Sem contar que tem coisas novas acontecendo em sua clínica veterinária todos os dias. Nada mais natural que você atualize os seu clientes sobre as novidades.
Responsividade
Podemos dizer que a responsividade é de fato uma novidade no que diz respeito a sites de clínicas veterinárias. Mas o que é isso? É a capacidade que um site possui de se adequar ao tamanho da tela que o está exibindo. E qual a importância disso? Simples, fazer com que o seu site seja facilmente visualizado a partir de tablets e smartphones. Os dispositivos móveis representam um percentual cada vez maior dos acessos a internet. Por falar nisso, é capaz de você estar lendo esse artigo através de um desses dispositivos. Hoje em dia, o nosso tempo é muito curto. Então, você não pode correr o risco de seu cliente tentar acessar o site através smartphone e não ter uma boa experiência. O seu site precisa ser responsivo.
Otimização para mecanismos de busca (Google)
Essa aqui também é bem fácil de entender não é verdade? As principais fontes de acesso da maioria dos sites na web são através de pesquisas em mecanismos de busca, leia-se Google em praticamente 95% das vezes. Portanto, os sites devem estar prontos para facilitar a vida dele. O que isso quer dizer? Quer dizer que o Google periodicamente percorre o seu site e cria um índice com o todo o conteúdo que encontrar. Existem formas de organizar essas informações de tal maneira que o trabalho dos mecanismos de busca é bastante facilitado. E se o Google trabalha para a gente, no sentido de exibir o nosso site quando alguém pesquisa por ele, nada mais justo e inteligente do que facilitar o seu trabalho, não é verdade?
Conclusão
Pois é, essas são as principais características para que o seu site seja um sucesso. Mas é claro não são as únicas. Não tratei por exemplo de hospedagem e segurança, pois de nada adianta o seu site ser maravilhoso e estar hospedado em um provedor que toda hora sai do ar ou que deixa suas informações à mercê de qualquer um na web. A qualidade do seu site é um conjunto de tudo isso. Tenha certeza que esse conjunto faz toda a diferença para o cliente. E se faz diferença para o seu cliente, consequente faz diferença para você também.